Últimas Novidades

Biografia de Guilherme Teles Gouveia


Guilherme Teles Gouveia, Político cearense, comerciante, pecuarista. Nasceu em Granja a 18 de dezembro de 1905 e faleceu em Fortaleza em 12 de outubro em 1977. Está sepultado no cemitério São João Batista em Granja ao lado da capela da família Gouveia. Era filho do vice-cônsul português Antonio Gouveia da Silva e de dona Raimunda Teles Gouveia. Foi Prefeito de Granja no período de 1930 a 1935, Deputado estadual de 1950 a 1970. Presidente do Serviço Social Rural – atualmente INCRA, da federação das Associações Rurais do estado do Ceará – FAREC, da Associação Rural de Granja e Conselheiro do Tribunal de Contas dos municípios do Ceará e Diretor do COOECIF, casado com dona Hilda Barreto Xavier Gouveia.
Foi fundador juntamente com seu pai Antonio Gouveia da Silva e Hugo Porfirio da Mota da Empresa de Iluminação Granjense, fazendo com que Granja fosse uma das primeiras cidade do Ceará a possuir iluminação elétrica, foi também o fundador em sociedade com Zeferino Peres da Mota do Cine Orion

Aos seus esforços se deve a construção da Escola Rural de Granja que recebeu em sua homenagem o nome de Escola Agrícola Guilherme Gouveia. A ele se deve esforços no sentido de ser construido o açude Paula Pessoa tendo sido iniciado em 1958, mas com a morte de Guilherme Teles Gouveia e Paulo Sarasate, outro grande batalhador pela construção do açude, os serviços foram suspensos e reativados em 1992, mas em razão das varias irregularidades cometidas foram suspensos. 

Quando presidente da Associação Rural de Granja construiu grupos rurais nas vilas de Adrianópoles, Pitimbu (hoje Timonha), Parazinho, Estreito dos Martins, Sambaiba e Ibuaçu. Durante sua administração de 1930 a 1934, Guilherme Teles Gouveia, deu nova organização e uniformidade aos serviços da Municipalidade, à época dos irrisórios recursos, resgatando toda a dívida municipal. Dotando os serviços contábeis dos indispensáveis registros para seu perfeito funcionamento, ordenando a escrituração, reformas, aliás, que serviu que serviu de modelo às posteriores no então Departamento dos Negócios Municipais, precursor do atual Tribunal de Contas dos municípios do Ceará, Departamento este organizado durante a Interventória Fernandes Távora; recuperou o açude Lagoa Grande, construindo a estrada de acesso ao antigo Porto das Canoas, esquecido hoje com o progresso rodoferroviário; construiu a ponte Moreira Lima no riacho Cachoeira, interligando os bairros norte e sul da cidade; construiu o Matadouro Municipal. 

Aumentou em muito as salas de aula para a alfabetização da infância, na Sede e Distritos, e não permitiu em sua administração desforras ou perseguições de ordem política. Como representante do Município no Legislativo Estadual, mandado que soube honrar e respeitar, jamais preteriu direito alheio; com dotações especificas obteve a construção de barragens vertedouras em São Miguel (Pessoa Anta) e Marruá (Ibuguaçu). Fundou e organizou a “Associação dos Amigos do progresso de Granja”, por intermédio da qual foi construido o Posto de Puericultura Dona Mundoca Teles Gouveia doada ao município. Consegui a construção das pontes de cimento armado sobre os rios Timonha e Ubatuba, fundamentais a ligação de Granja – Ibuguaçu; a ele é devido o auxilio de CR$ 150.000,00 para os festejos do Centenário da cidade. Obteve auxilio para a aquisição das terras destinadas ao Ginásio Agrícola do Iperuí, bem assim, os anuais recursos orçamentários para a continuidade da implantação total desta obra que visa a instrução dos filhos de nossos agricultores. Por Lei de Estado de sua iniciativa, conseguiu a encampação pelo Estado do Ceará, do Ginásio São José (hoje – Colégio estadual São José).

 
Autor desconhecido.
Esta obra está exposta no CEJA Guilherme Gouveia, para ciência de todos.

0 comentários: