Últimas Novidades

Religião

Católica

         A Igreja Católica é a maior denominação religiosa do Cristianismo, com mais de um bilhão de fiéis. Chama-se também a Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana. Ela se autodefine pelas palavras do Credo, como: una porque nela subsiste a única instituição verdadeiramente fundada e encabeçada por Cristo para reunir o povo de Deus, porque ela tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo e porque ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade; santa porque ela é a Esposa de Cristo (Cristo entregou-se por ela), por sua ligação única com Deus, o seu autor, e que visa, através dos sacramentos, santificar, purificar e transformar os fiéis; católica porque ela é universal, é espalhada por toda a Terra, é portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé e nela está presente Cristo ("Onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja Católica", citação de S. Inácio de Antioquia); apostólica porque ela é fundamentada na doutrina dos apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura.

Igreja Católica em Granja

          Por provisão de D. Francisco Xavier Aranha, Bispo de Olinda-PE, o antigo “Curato do Acaraú” foi dividido em quatro freguesias e uma delas foi exatamente a da Ribeira do Coreaú ou Santa Cruz do Coreaú com sede no arraial Macaboqueira, a 30 de agosto de 1757. Como não existia ainda uma igreja no lugar, o Oficio religioso ficou sendo executado na capela de Santo Antônio de Pádua do Araquém no atual município de Coreaú. A oito de setembro de 1759 foi inaugurada a Igreja Matriz sob o patrocínio de São José e no dia seguinte foi fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento. O patrimônio da paróquia foi doado pelo Tenente Francisco Ribeiro de Sousa e sua mulher Luiza da Mota Pereira em 1759 e era constituído de meio quarto de légua de frente por meia légua de fundo, cujo marco inicial era a Pedra Grande. Depois, em 1876 o Pe. Antônio Teixeira Galvão fez outra doação e finalmente em 1882 Joaquim Ribeiro de Moraes e sua mulher Ana Joaquina de Moraes fizeram a última doação.

A 19 de março, festeja-se São José, padroeiro do município.

A 10 de novembro de 1915, foi criada a Diocese de Sobral, a qual Granja ficou pertencendo até 22 de agosto de 1971, quando foi criada a Diocese de Tianguá e a ela fomos anexados.

Padres de Granja



Pe. Luiz Fernandes de Carvalho – 1758 - 1774.
Pe. Luiz Pereira Viana – 1776 - 1791
Pe. José Sancho Lelou – 1792 - 1806
Pe. Antônio José Honorato de Barros – 1808 -  1829
Pe. David Machado Portela – 1830 - 1835 
Pe. Francisco Antônio de Melo – 1836 - 1839
Pe. João Barbosa Cordeiro – 1842 - 1850
Pe. Antônio Teixeira Galvão – 1850 - 1897
Pe. Leandro Teixeira Pequeno – 1897 - 1904
Pe. Vicente Martins Costa – 1905 - 1935
Pe. João França Melo – 1936
Pe. Manoel Vitorino de Oliveira – 1937 - 1963
Pe.  José Prado Ponte – 1963 - 1964  &  1966 - 1967
Pe. Benedito Francisco de Albuquerque – 1964 - 1965  &  1967 - 1970
Pe. Benedito Genésio Ferreira – 1970 - 1971
Mons. José Maria de Vasconcelos – 1972 - 2004
Pe. Luis Gonzaga – 2004 – 2005.
Pe. Genival Porto – 2006 – 2007.
Pe. Luciano Sotero Teles – 2008 até 28 dezembro de 2011


Atualmente...

Pe. José Erlando de Sousa Carvalho
      29 de dezembro de 2011 em diante...
_________________________________________



Protestantismo ou Evangélicos

Em nossa cidade, existe a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, criada a muitos anos com endereço à rua 1º de maio e que depois foi edificada uma nova e maior igreja ao lado da antiga. Tem-se relato que recentemente foi edificada outra igreja da mesma religião no bairro Boca do Acre.
O Protestantismo é o segundo maior segmento religioso do Brasil, representado principalmente pelas igrejas evangélicas com, aproximadamente, 26,1 milhões de fiéis.
Caracteriza-se pela grande diversidade denominacional, livre interpretação da Bíblia, e nenhuma instituição, concílio ou convenção geral que agregue e represente os protestantes como um todo. Cada denominação religiosa protestante tem plena autonomia administrativa e eclesiástica em relação as outras igrejas congêneres, porém todas fazem parte de um mesmo movimento religioso interno ao cristianismo, que começou com a Reforma Protestante de Martinho Lutero em 1517. A maioria das denominações religiosas protestantes mantêm relações fraternais umas com as outras.

Testemunhas de Jeová

      Em Granja já temos um templo dessa religião, que esteve presente em várias ruas e finalmente foi edificada recentemente na Rua Conrado Porto, e já conta com muitos seguidores.
    No Brasil, as Testemunhas de Jeová vem crescendo consideravelmente. Estima-se que mais de 700.000 membros servem ativamente como publicadores e missionários neste país. Foi em 1899 que Sarah Bellona Ferguson, de São Paulo, recebeu pela primeira vez dos Estados Unidos, por correio, algumas publicações da Sociedade Torre de Vigia. Ao passo que aprendia o que as Testemunhas chamam de "as preciosas verdades bíblicas", fazia o possível para transmiti-las a outros. Quando surgiu a oportunidade para isso, ela foi batizada, depois de uns 25 anos.
      As Testemunhas de Jeová tornaram-se grandes no Brasil, estando presentes em todos os estados do país, em mais de 10.000 congregações, segundo o Anuário das Testemunhas de Jeová. A Sede das Testemunhas de Jeová aqui no Brasil localiza-se em Cesário Lange, no interior de São Paulo.

Espiritismo

         Em Granja temos um Centro Espírita à Rua Conrado Porto, chamado GRUPO ESPÍRITA CHICO XAVIER”, onde existem seções espíritas semanalmente. Uma das suas particularidades é promover momentos de solidariedade para famílias carentes de nosso município.
       O espiritismo é uma das religiões que mais tem crescido no Brasil. Em 2000, o Brasil concentrava 2,3 milhões de espíritas. Em 2005, estimava-se a existência de 10 milhões de espíritas no mundo inteiro (Encyclopaedia Britannica). Desse total, aproximadamente 3 milhões vivem no Brasil, fazendo dessa a maior nação espírita do planeta. Estima-se, porém, que o número de simpatizantes do espiritismo no Brasil gire em torno de 20 milhões.
        Podemos destacar grandes nomes no espiritismo como: Adolfo Bezerra de Menezes que aderiu à doutrina espírita, tornando-se um dos maiores expoentes do espiritismo do país. Bezerra de Menezes foi presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) por duas gestões. A FEB foi fundada em janeiro de 1884, pelo Sr. Elias da Silva, com a finalidade de unificar o pensamento espírita no Brasil.
          E, Francisco Cândido Xavier, que nasceu no dia 2 de abril de 1910, conhecido simplesmente como Chico Xavier. Aos 5 anos de idade, Chico afirmou conversar com o espírito de sua mãe. Humanitário, o médium foi indicado duas vezes ao prêmio Nobel da Paz. Responsável direto pelo grande número de adeptos que a religião conseguiu no Brasil, Chico Xavier é reconhecido mundialmente pela comunidade espírita. Os mais de 400 livros psicografados por ele foram traduzidos em inúmeras línguas, entre elas o esperanto. Chico morreu em 30 de junho de 2002.

Umbanda

         A Umbanda em Granja é referencia por muitas pessoas que fazem suas orações aos espíritos, invocando-os para as mais diversas finalidades, entres elas as curas de seus males, etc.
        A Umbanda em Granja é realizada em alguns bairros, nos chamados “terreiros de macumba”, sendo que poucos são registrados na Federação Umbandista Cearense. É uma religião afro-brasileira, pois foi criada no Brasil pelos negros vindos da África. Tem sua fé centrada nos orixás que são entidades que regem o dia a dia das pessoas e estão ligados aos elementos da natureza.
        No inicio, a Umbanda teve que se camuflar ao Catolicismo, pois desde sua origem até o início do século XX eram muitos perseguidos, sendo ainda hoje encarada com maus olhos e preconceitos. Pelo fato de se esconder no catolicismo, houve uma mistura entre santos católicos e os orixás, como por exemplo: Nossa Senhora da Assunção e Iemanjá, Santa Bárbara e Iansã entre outros mais.
      Durante o ritual que é realizado, pode-se observar vários pontos, entre eles podemos ver o trabalhos dos médiuns que irá receber (incorporar) os orixás, cantos e orações, que às vezes são puramente católicos. O auge é quando a incorporação e os orixás usando o corpo do médium falam aos seus. Fazem cura e orações de proteção segundo o ritual realizado. A Umbanda, diferente do que muitos falam, só fazem trabalhos para o bem. Pois qualquer terreiro de umbanda que faz trabalhos para o mal não é umbandista.

Fonte: Autores desconhecidos
           Textos da internet e trabalhos escolares.

3 comentários:

ROBERTO MACIEL disse...

POR FAVOR REVEJA O NOME DO CENTRO ESPÍRITA DE GRANJA, POIS O MESMO CHAMA-SE DE: GRUPO ESPÍRITA CHICO XAVIER.

mavfonseca disse...

Ok Roberto Maciel, já corrigido o nome do Centro espírita. agradeço. Se vc tiver mais detalhes de nossa Granja que possa ser postado aqui, faremos com muito prazer.

Att,

Marcos Aurelio

Pedro disse...

Boa noite, gostaria de obter mais informações sobre o padre José Sancho Lelou: Quem era? Onde nasceu? De quem descendia? Pedro Lelou e ele eram parentes?