Últimas Novidades

Raimundo Evangelista da Silva



Raimundo Evangelista da Silva
(Raimundo Vieira)

Mestre da Banda de Música Euterpe Granjense

Filho de Diogo Guimarães da Silva e D. Maria Vieira da Silva. Embora de origem humilde, estudou com afinco, enfrentando todas as dificuldades do meio. Provisionou-se advogado em outubro de 1912 pela Relação de Fortaleza. 

Advogado unicamente para os auditórios de Granja e Palma (Coreaú), conseguindo mais tarde a extensão do privilégio para toda a zona norte do Ceará. Autodidata, escreveu diversos trabalhos forenses jornalísticos. 

Militou na imprensa, tendo dirigido em 1913 o jornal “A TARDE” com o Dr. Lemos Duarte (que foi juiz em Granja) e em 1928 o semanário “O MUNICÍPIO” órgão político independente de grande circulação em Granja, tendo oficinas próprias à Praça Santos Dumont nº 07, do qual foi seu diretor, e tendo diversos redatores, e que foi um jornal que circulou durante cerca de quatro anos.

Como politico, em 1925 substituiu na chefia do Partido Conservador em Granja, o chefe dessa agremiação deputado Cel. Luiz Felipe de Oliveira. Foi eleito prefeito de Granja e assumiu o governo municipal durante o período de 1927 a1928. Com a vitória da revolução de 1930 transferiu sua residência para Viçosa do Ceará e posteriormente para cidade de Sobral onde residiu ali por muitos anos, até sua morte em 1957.


Foto e texto: Arquivo de Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: