Últimas Novidades

Raul Siqueira Xavier

Nasceu em Granja, filho de José Raimundo Xavier e de Justina de Siqueira Xavier. Fez seus estudos no Rio de Janeiro, onde fixou residência. Faz parte da Associação dos Escritores Brasileiros, jornalista e cronista. Cultiva também a poesia, sendo seu nome apontado com uma semana, recebeu uma resposta verbal, por intermédio do Dr. Vicente Arruda Coelho em gerência da referida fábrica, mas, para lhe ser agradável, oferecia-lhe um emprego na Farmácia de seu amigo Dr. Jones Monte. Aceitou a oferta transferiu-se para Sobral ano de 1929 e, logo depois foi trabalhar na farmácia.

Em Sobral chegando, teve um convite de Dom José Tupinambá da Frota para ensinar no Seminário de Sobral e para ocupar o cargo de escrivão da Secretaria do Bispado recebendo uma mensalidade em dobro do anterior emprego (da farmácia).

Voltou a cidade de Granja para casar-se com Alice Pessoa Félix. Filha do Sr. Joaquim Félix. No dia 24 de junho de 1930, realizou o seu intento sendo oficiante o Monsenhor José Aluísio Pinto. Deste enlace nasceram oitos filhos.

Professor. Lecionou francês, português, música e trabalhos manuais nos seguintes estabelecimentos: Ginásio sobralense. Seminário Diocesano.

Exerceu também o cargo de fiscal do Ensino Normal do Ginásio Sant’Ana, como também o de escrivão do Bispado.

Advogado. Advogou e defendeu perante o tribunal do júri em Sobral, o réu Vicente Nascimento, mais conhecido por ‘Vicente Porquinha”, matador do valentão vulgarmente conhecido por “Burdão”. Na gestão do Prefeito, Dr. Paulo Sanford, foi delegado do ensino municipal.

Foi correspondente do jornal “O Rebate.” de Vicente Loiola e escreveu o jornal “A Ordem” de Craveiro Filho. Onde deixou farta produção de artigos dispersos nestes jornais, como no “Correio da Semana”, periódicos da cidade de Sobral.

Poeta. Compôs mitos versos e poesias inéditas e o resto de seus dias na cidade, foi debruçado cm sua mesa de estudos e corrigir cadernos e fazer diversos hinos.

O professor Antônio Porto foi uma das personalidades que encarnou a plêiade dos educadores de maior distinção de Sobral. Onde entre eles o seu nome se exalta, no memorial dos educadores o seu labor. A sua versatilidade e seu itinerário como um intelectual se consumou aos anos 90 e foi de uma vida cheia de amor e abundante em serviços para o bem de Sobral e sua cultura.

0 comentários: