Últimas Novidades

Capela de São Miguel

Capela de São Miguel
É uma pequena ermida edificada em frente de um cemitério, do qual hoje faz parte, que fica a quase 7 léguas da cidade de Granja. Seus fundadores foram o Capitão Bonifácio Vieira Passos e sua senhora D. Guilhermina Vieira Passos.

         A sua origem vem da sepultura de uma criança, que morrendo perdida na mata foi encontrada em putrefação e inumada no local onde hoje está construída a igreja.

         A primeira capela, era feita de taipa, muito bem rebocada, sempre de branco, com duas faixas laterais acompanhando todo prolongamento da capelinha, de balaustres de madeira, servindo de corredores, tem um pequeno adro, um cruzeiro e um sino sobre linhas de aroeiras em forma de trapézio, fora da capela.

         Seu modesto altar de alvenaria foi construído em 1906 ainda por seus fundadores.

         Possui um patrimônio, de 50 braças de terra para cada lado da Capela que foram doadas pelo pai de D. Guilhermina Vieira Passos, e mais uma posse de terra no Genipapo, doada por D. Rosa Generosa Fontenele.

Vista lateral da capela
Atualmente a Capela de São Miguel está sobre a abrangência da paróquia de Granja e sofreu algumas transformações no decorrer do tempo, como uma torre única na parte frontal que ruiu, o sino que agora fica dentro do templo e o cruzeiro primitivo que agora  não existe mais.

           Localiza-se dentro de um quadro urbano, que delimita o povoado, que com a transferência da Sede do distrito para a localidade de Santa Terezinha, São Miguel estagnou. A capela é pequena e retangular, não muito alta, tendo em suas laterais apenas uma porta de cada lado acompanhado de janelas de combogós; na parte de trás existe duas portas, somente, sem maiores detalhes; a sua fachada frontal, recebe três portas, todas da mesma largura que dá acesso para um pequeno patamar, na parte superior da sua fachada existe um platibanda com alguns detalhes, feito de alvenaria, camuflando assim o teto que se divide em duas águas. No interior da igreja não existe corredores e somente um altar, que é o principal, de São Miguel, o primitivo construído pelos fundadores da capela, ornado de flores. Quadros religiosos representando a Via Sacra dispostos em ordem pelas paredes, imagens de bom tamanho e o necessário para o culto.

         Documento de doação de Rosa Generosa Fontenele:

“Pelo presente instrumento particular de doação aos dois dias do mês de julho de mil novecentos e cinco neste distrito do Iboaçu da Comarca de Granja do Estado do Ceará na casa da fazenda Fortaleza de propriedade de João Saldanha de Brito, declaramos nós Rosa Generosa Fontenele e Bonifácio Vieira Passos como procurador da capela de São Miguel ereta no lugar Jatobasino desse distrito, que temos contratado o seguinte. Eu Rosa Generosa Fontenele de minha livre e espontânea vontade dôo a referida capela de São Miguel de que é procurador o referido Bonifácio Vieira Passos, que a edificou a suas expensas, uma posse de terra do valor primitivo de dez mil réis (Rs. 10$000) na data Genipapo, lugar Faveira deste distrito onde existe atualmente uma cacimba feita pelo mesmo Bonifácio Vieira Passos e mais benfeitorias como sejam quintas de cajueiros, capoeiras, casas de palha, etc e que me coube por herança de minha mãe Angélica Maria de Jesus; pelo que transfiro toda posse, jus, ação, domínio e servidão ativas que exercia em dita posse para que com o rendimento dessa propriedade possa ser auxiliada a manutenção do culto divino ao Senhor S. Miguel na referida capela, estima a sobredita posse para os fins dos direitos no valor de cinqüenta mil réis.
         Eu Bonifácio Vieira Passos como procurador da referida capela aceito esta doação na forma porque se acha estipulada.
         E por nos acharmos assim contratados, mandamos passar este instrumento que assinamos com as testemunhas presentes João Inácio de Barcelos e José Inácio de Barcelos. Distrito do Iboaçu 2 de julho de 1905.

         A rogo de Rosa Generosa Fontenele, Sebastião Saldanha, como procurador Bonifácio Vieira Passos, testemunhas José Inácio de Barcelos e João Inácio de Barcelos”
         Ao patrimônio pertencem ainda 25 braças de terra compradas pelo Sr. Bonifácio Vieira Passos a Alexandre Rodrigues de Sousa em 1901. Eis o documento:

          “Nós abaixo assinados Alexandre Rodrigues de Sousa e Teodora Maria de Jesus, possuidores de uma posse de terras no lugar denominado Genipapo, estremando com o Riacho de Dentro com vinte e cinco braças de terras que houvemos por compra que fizemos a Antonio Adeodato Fontenele e sua mulher D. Firmina Jardelina Fontenele hoje vendemos ao Glorioso São Miguel pela quantia de quarenta mil réis que hoje recebemos do Sr. Bonifácio Vieira Passos, como zelador da capela do Glorioso São Miguel por estarmos assim pagos e satisfeitos transferimos assim todo jus, posse e domínio, que em dita posse de terras tínhamos ao patrimônio do mesmo Glorioso São Miguel. E para firmesa desta venda mandamos passar a presente escritura particular em que eu vendedor Alexandre Rodrigues de Sousa assino de meu próprio punho e a vendedora Teodora Maria de Jesus por não saber escrever pediu ao Sr. João Saldanha de Brito para a seu rogo assinar, assinando como testemunhas José Silvestre Magalhães e Antonio Marcelino do Rosário. São Miguel 29 de setembro de 1909.
          A capela de São Miguel foi desmembrada da Paróquia de Granja e anexada a de Viçosa em 1936. E a partir do ano de 2008 voltou esta capela a ser de obrigação da Paróquia de Granja.

Por:
GRANJA, MINHA TERRA NOSSA HISTÓRIA
ALEXANDRE FONTENELE BATISTA

0 comentários: