Últimas Novidades

Dança da Ema - do Camaleão - do Bode e dança do Boi


O sítio Vereda dos Júlios, no município de Granja, 365 km da capital, foi marcada por uma Terreirada Cultural realizada pelo Mestres da Cultura Tradicional Popular João Mocó. Dança da Ema, do Camaleão, do Bode e dança do Boi, a bicharada invadiu o terreiro dançou, levantou poeira e mostrou a força da cultura popular, atraindo mais 300 pessoas na frente da casa do mestre.

Nas primeiras horas da noite, crianças, adultos e idosos da localidade Vereda dos Júlios e regiões circunvinhas chegaram de bicicleta, motocicletas, carros e a pé. Logo uma roda estava formada, conversas, apertos de mãos e ansiedade pela atração principal: o bumba meu boi.

A brincadeira começou com um grupo de meninas dançando o Camaleão ao som de zabumba, triângulo e bandeiro. A Ema entrou logo em seguida sob o corô “a Ema cantou, cantou / e no compasso ela dançou, êi!”. A dança do Bode, chamou a atenção pelos passos, o som do chocalho, a música e a alegria dos caretas.

O Boi, magestade do terreiro, aguardado por todos, é anunciado pelo mestre e caretas. A criançada, segurando na mão do pai ou na saia da mãe, é tomada pelo o místico, o medo, a curiosidade, o encando de ver um boi dançar. Os mais velhos viajam na memória e trazem nomes, pessoas e histórias para terreiro. Essa é magia da brincadeiro do boi, que mestre João Mocó luta para manter pulsante no coraçõa do povo

A iniciativa do mestre João tem por finalidade repassar para as novas gerações o conhecimento sobre a cultura popular granjense. “Hoje foi só um treino”, disse João Mocó, mostrando sua humidade, carinho e agradecendo a todos os presentes.

Conheça o mestre

João Evangelista dos Santos
Nome Artístico: João Mocó 

Data de Nascimento: 27/12/1931
Cidade: Granja-CE
Tradição cultural desenvolvida:

Bumba-meu-Boi.










Mestre João Mocó, iniciou aos 14 anos sua participação em grupo de dança de bumba meu boi. Em 2006 foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular pelo Governo do Estado, através do Edital Tesouros Vivos. Ainda hoje, com mais de 82, se dedica com muito amor à preservação e repasse da brincadeira do Boi na sua região.

0 comentários: