Últimas Novidades

Curiosidades sobre Informática

Recuperar Dados de HD com Bad Block

BAD BLOCKS são setores defeituosos existentes na mídia magnética do HD. Eles surgem por envelhecimento na mídia, movimentação brusca do HD energizado, fonte de alimentação de má qualidade, picos de tensão na rede elétrica ou defeitos de fabricação.



Na realidade, todo HD modermo possui alguns bad blocks que aparecem durante a sua montagem. Os fabricantes reservam uma pequena área do HD para marcar estes setores como defeituosos. Esta lista (P-LIST) é gravada no firmware do dispositivo. Como o firmware não é acessível sem o uso de equipamento especializado, eles ficam invisíveis para o usuário final.



Com o uso constante, outros bad blocks podem começar a aparecer. Os fabricantes reservam uma outra área do HD, para que estes setores sejam automaticamente re-alocados e marcados como BAD numa listagem chamada G-LIST. A G-LIST é visível ao usuário e tem um tamanho definido. Ao atingir o seu máximo, os bad blocks começam a ficar visíveis para o usuário!



SINTOMAS DE HARD DISKS COM BAD BLOCKS?



Alguns sintomas indicam que o HD possa estar com bad blocks:



1) Lentidão no carregamento do Windows ou no acesso aos dados gravados. Neste casos, o LED que indica o funcionamento do HD pode ficar aceso o tempo todo.



2) Ao abrir ou copiar uma pasta/arquivo do HD, aparece uma mensagem que não é possível concluir a operação. Algumas vezes, o computador pode começar a copiar os arquivos e depois o processo é abortado por erros de leitura.



3) Windows não carrega mais e ao tentar re-instalar o sistema ou fazer o seu reparo, é apresentada uma mensagem de erro.



4) Tela azul da morte (Blue Screen of Death) do Windows ao ligar o computador.



5) HD pede para ser FORMATADO, quando o seu estado já é muito grave. Neste caso, ele perde o MFT da partição NTFS e as pastas não podem ser mais visualizadas.



6) Execução exagerada do CHKDSK do Windows, que tanta localizar e remapear os setores defeituosos. ATENÇÃO: O CHKDSK pode danificar seriamente a estrutura dos arquivos existentes e impedir definitivamente a recuperação dos dados. Neste casos, é recomendável enviar o HD para uma empresa especializada para não aumentar ainda mais os danos existentes no disco.



7) Em caso extremos, o HD deixa de ser reconhecido pela BIOS.



8) Se o HD for do tipo USB externo, o reconhecimento do dispositivo no Windows pode demorar vários minutos.



COMO TER CERTEZA QUE O HD TEM BAD BLOCKS?






Existe um programa gratuito chamado HD Tune (www.hdtune.com). Execute a opção ERROR SCAN no HD sob suspeita. Os quadrados verdes indicam setores que estão íntegros. Os quadros vermelhos mostram setores com bad blocks.ATENÇÃO: Se você verificou que já existem alguns bad blocks e o processo demorar muito tempo, é melhor interromper o processo para não estressar ainda mais o HD.



Quando a situação chega a este ponto, é impossível recuperar os dados usando somente software. É necessário usar equipamentos projetados especialmente para recuperar dados de HDs com bad blocks. Em casos como este, a E-Recovery têm recuperado mais de 90% dos arquivos perdidos!







Dependendo do tamanho dos arquivos a serem recuperados, em muitos casos nosso hardware dedicado permite recuperar apenas as pastas solicitadas pelos clientes. Com isso, o serviço é agilizado e não é raro o serviço ficar pronto em menos de 24 horas.



Em casos mais complicados de HDs com grande capacidade (acima de 1 TB) e com muitos danos, é possível que o serviço seja finalizado somente após 7 dias ou mais, havendo casos especiais em que poderá demorar até 60 dias.



Usando equipamentos que fazem a varredura em múltiplas etapas, é possível resguardar o máximo possível a integridade dos dado existentes. Etapas para clonar um HD defeituoso: modo extensivo, modeo extensivo reverso, modo intensivo, modo intesivo reverso.



Algumas vezes, é mais fácil copiar os dados do final para o início do disco (leitura reversa). Em casos extremos, nosso equipamento aumenta sutilmente a voltagem direcionada aos cabeçotes de leitura, fazendo com que dados antes inacessíveis sejam novamente legíveis.



ATENÇÃO: Evite usar programas como CHKDSK, HDD Regenerator ou Spinrite. Em HDs com bad blocks, estes programas podem causar danos muito severos no disco, impossibilitando qualquer tipo de recuperação posterior dos dados

0 comentários: