Últimas Novidades

Colégio Estadual São José

O Colégio Estadual São José, foi fundado em 29 de maio de 1949. Iniciou suas atividades em caráter provisório no prédio do então Grupo Escolar Cel. Luiz Felipe enquanto se realizava a reforma de um antigo casarão, adquirido para sediar o Ginásio São José, a mudança para o prédio atual aconteceu somente em 1950, portanto um ano após sua fundação.

Atualmente, atendemos nos 03 turnos, um total de 2.120 alunos, divididos em 56 turmas, sendo 21 na sede e 35 distribuídas em suas 07 extensões. Seu corpo docente é constituído de 81 professores, todos graduados ou pós-graduados. O atual Núcleo Gestor é composto pelo Diretor Manoel Messias Rodrigues e pelas Coordenadoras: Talita Maria D. Viana, Lídia A. D. Ferreira, Maria do Carmo Ferreira, Alzenira Rocha e Jaquelice Gomes Gaia.

Nossa missão é desenvolver serviços educacionais de qualidade, atendendo as expectativas de nossos alunos e comunidade, proporcionando a todos, a formação de cidadãos críticos e conscientes capazes de agir na transformação da sociedade e frente aos desafios do mundo moderno.

A fundação do Ginásio São José, de Granja, data de 29 de Maio de 1949. 

O então gestor dos negócios municipais, Sr. Francisco Gonzaga de Souza, idealizou dotar sua terra de um estabelecimento oficializado.

Assim sendo, entabolou entendimentos com o Prof. Lafayete de Mendonça, diretor do Ginásio Caxiense, em Caxias do Maranhão, homem que tem devotado sua vida na árdua tarefa de ensinar a mocidade, onde quer que se encontre.
Recebendo a franca cooperação da edilidade, inicia a grande batalha, elaborando os estatutos educandário, tendo de pronto a acolhida vontadosa da mocidade, cuja primeira turma composta de 37 alunos, dedicou-se a luta dos livros, preparando-se ao exame de admissão.

O Prefeito Francisco Gonzaga de Souza adquiriu, as expensas dos corres municipais, um prédio para funcionamento do Ginásio, o qual, passou ser adaptado segundo as exigências regulamentares. Nessa emergência, passou o estabelecimento funcionar no Grupo Escolar Cel. Luiz Felipe, devidamente autorizado pelo Ministério da Educação e gentilmente cedido pelo Dr. Valmique de Albuquerque, Secretário de Educação do Estado.

No decorrer do ano de 1949, o Prof. Lafayete de Medonça preparou a 1ª Turma ao Curso Ginasial, cujos exames foram realizados em março de 1950, precedidos pelo Padre José Gerardo Ferreira Gomes, em virtude de designação do Ministério da Educação, quando então passou funcionar sua primeira série, ainda no Grupo Escolar, até maio do mesmo ano, época em que foi concluída a primeira fase dos trabalhos de adaptação do prédio. Este, naquela circunstancia, disponha de quatro salas de aula e dependência para diretoria, secretaria, gabinete de ciências naturais e biblioteca. Embora não estivesse ainda rigorosamente dentro das exigências previstas, o sucesso do Prefeito Francisco Gonzaga de Souza, Dr. Antônio Monteiro Carneiro da Cunha, continuou dando toda assistência ao Prof. Lafayete de Mendonça, mandando construir novas dependências para montagem de aparelhos sanitários, banheiros e outros serviços de maior urgência.

Em 1957, continuando o Ginásio prestando inestimável serviço a mocidade granjense, já tendo expedido certificado de conclusão do 1° ciclo a quatro turmas: 1953, 1954, 1955, 1956. Independente disto, e em cooperação com o Município, manteve os cursos Primário e Admissão, tendo atingido no início do corrente ano uma matrícula geral de 151 alunos.

Visite o site oficial.

0 comentários: