Últimas Novidades

Padre Osvaldo Chaves

 
Nasceu a 21 de outubro de 1923, no sítio Angelim, distrito de Sambaíba, município de Granja - Ceará. Filho primogênito de Manuel Chaves Fernandes e Maria Carneiro Chaves. Em 1924 foi acometido de poliomielite, com atrofia da perna esquerda. Em 1939, matricula-se no Ginásio Lívio Barreto, de Granja, poeta da terra, desperta-lhe o gosto pela poesia. Em 1840, ingressa no seminário Menor de Sobral, aprimora seus estudos lendo os poetas e prosadores clássicos. Em 1945, lê a obra de Cassiano Ricardo, o poeta que mais influenciou nas suas poesias. Matricula-se no curso de Filosofia do Seminário Maior de Fortaleza, em 1946.

Em Sobral - no ano de 1951, na Catedral de Sobral é ordenado sacerdote por Dom José Tupinambá da Frota. Em 1952, iniciou o Magistério no Seminário de Sobral, como professor de Português, Francês e Música. Três anos após participa de curso de aperfeiçoamento em Francês em Fortaleza, em seguida exerce a função de vigário em Crateús, onde também leciona em escola secundária. Sua transferência para a paróquia de Acaraú foi no ano de 1957, onde leciona Latim e Inglês. Após dois anos foi transferido para a Paróquia de São Benedito, onde lecionava Latim, Pedagogia e Francês.

Em 1960 passa a residir definitivamente em Sobral e retorna ao Magistério do Seminário como mestre de Português, Latim e Grego. Aprofunda-se na leitura dos grandes poetas da leitura universal, começa a ensinar na Faculdade de Filosofia Dom José como professor de Português e Literatura Luso-Brasileira, onde permaneceu 13 anos. Mais o professor também estuda, conclui sua Licenciatura de Filosofia Pura na Universidade no Piauí em 1971 após dez anos se aposenta por tempo de serviço como professor e após isto resolve publicar o livro “Exíguas”.

Fonte: Internet

0 comentários: