Últimas Novidades

Capela N. S. da Conceição - SAMBAÍBA



INAUGURADA EM 25 DE DEZEMBRO DE 1890

         A Capela da Sambaíba, cerca de 17 quilômetros ao poente da cidade de Granja, é asseada, pequena, mas de uma beleza poética. Toda de branco desde o ladrilho ao telhado, ergue-se à beira da estrada municipal que liga a Sede do município aos distritos de Timonha, Adrianópoles e Ibuguaçu, com uma simplicidade artística que deleita e encanta. Tem três altares, ornados de flores, quadros religiosos, que representam a Via Sacra, dispostos em ordem pelas paredes, imagens em bom tamanho, uma cômoda com alfaias e o necessário para as celebrações religiosas, um pequeno adro com escadarias e um cruzeiro bem construído defronte à igreja. Não tem torres nem corredores. O sino, que pesa 50 Kg, pende de um pequeno telheiro construído em altas linhas de madeira, em forma de torre.
 Tem um pequeno patamar construído de alvenaria e uma pequena escadaria que dá acesso ao cruzeiro. A igreja fica quase de frente para o nascente e de costas para a estrada.
         Esta igreja, em honra a Nossa Senhora da Conceição, foi edificada sem a contribuição do povo, por Dona Maria da Penha Araújo, viúva de Ignácio Telles de Menezes, considerado o fundador de Sambaíba.
           Inaugurada em 25 de dezembro de 1890, com a bênção do vigário da Freguesia, o Padre Antonio Tomás Teixeira Galvão.
         Sabe-se que D. Maria da Penha construiu esta capela para que nela fossem sepultados todos os seus dez filhos e ela própria, o que realmente aconteceu.

Por: ALEXANDRE FONTENELE BATISTA

0 comentários: