Últimas Novidades

Ponte Metálica


Informações extraídas de trabalho sobre os 150 anos de arquitetura metálica no Ceará.

Fonte: http://www.construmetal.com.br/2006/arquivos/150%20Anos%20da%20Arquitetura%20Met%E1lica%20no%20Cear%E1.pdf



Sua inauguração ocorreu em 15 de janeiro de 1881, como parte da primeira etapa da construção da Ferrovia Camocim-Sobral. Sua estrutura metálica, toda ela comprada no Estado da Filadélfia, nos Estados Unidos, acabou indo parar, por engano, na região de Paulo Afonso, na Bahia, onde também estava sendo concluída uma ponte semelhante, sobre o leito do Rio São Francisco. Logo que constatou o engano, a empresa SUNGLEHUST CO., responsável pela importação do material, fez chegar até aqui todo material adquirido, trazido pela barca inglesa GAYRE BELLE, que aportou em Camocim em 28 de janeiro de 1880. A nossa bela Ponte Metálica, fabricada pela empresa americana PHOENIXVILLE BRIDGE WORKS, foi comprada por 47 “contos”, pesa 405 toneladas, mede 112 metros de cumprimento, divididos em dois vãos de 56,46 metros, tendo ao cetro um pilar com 6, 70 metros de altura. 

Informações de Raimundo Pompe Magalhães - Pesquisador da historiografia granjense.
http://www.granjahoje.com/2012/06/granja-historias-e-riquezas/



========================================================

A construção da Ponte Metálica de Granja em detalhes.



Para a construção da Ponte de Granja, a qual compõe-se de dois encontros e um pilar, foi necessário se arrastar a grande rocha que havia no meio do rio; ali levantou-se então o pilar da ponte, sendo as pedras aproveitadas para os trabalhos de cantaria nele empregados.

Não somente o pilar, como também os dois encontros da ponte, são construídos em fiadas de 06,0m de altura, com pedras de grandes dimensões, algumas destas tem até 2m cúbicos.

O pilar é mais alto que os encontros, como nos informa o Relatório com que o Dr. José Júlio passou a Presidência da Província a seu sucessor, Conselheiro José Augusto de Pádua Fleury, empossado em 2 de julho de 1880. Isto deve-se ao fato de haver diferença de altura entre as margens e o centro do rio. Em abril de 1880 se teve que interromper os trabalhos de assentamento de pedras do pilar devido às enchentes.

Tratava-se, contudo, nos encontros da ponte, nas duas margens do rio. No encontro da margem direita já se começava o assentamento da sapata. Grande parte das pedras necessárias já estava sofreu pronta, sendo elas transportadas sobre trilhos, assentados com essa finalidade. As pedras eram extraídas do Acauã, excelente pedreira que distava 1 km além do rio. O trabalho de assentamento dos trilhos sofreu interrupções em junho de 1879 devido à falta de material; porém, nos últimos dias de dezembro e no decurso de janeiro de 1880 aportaram em Camocim alguns navios carregados com trilhos, acessórios. Pontes e diversos outros materiais, dando-se, assim, continuidade a construção da ferrovia.

Vale aqui ressaltar a bela ponte de Granja, sobre o rio Coreaú, desde há muito esperada, havia sido enviada, por engano, para a Estrada de Ferro de Paulo Afonso. Tal fato foi comunicado ao Presidente da Província, Dr. Albuquerque Barros, pela firma Singlehurst, responsável pela importação da ponte; acrescenta a firma, porém, que ela já se encontrava em viagem de Penedo para Camocim.

Fonte: André Frota de Oliveira. Livro a Estrada de Ferro de Sobral, 1994, pag. 62, 63 e 64.


FOTOS DA PONTE METÁLICA
























Imagens da Internet.

7 comentários:

Diego Lopes disse...

Nossa, to impressionado! Mt bom esse texto. Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
Correia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!

mavfonseca disse...

Olá, Bom dia. Agradecemos pelo seu comentário. Realmente ficaria muito alegre e postarei com certeza os textos e vídeos que você tem que você tem sobre nossa cidade. Agradecemos se nos enviar esse material e postaremos com maior prazer. Nosso contato para recebimento: mavfonseca65@gmail.com

Pedro disse...

Muito bom este blog! A matéria sobre a ponte metálica e as fotos raras são maravilhosas! Parabéns pelo trabalho!

Pedro disse...

Muito bom este Blog! As imagens raras e a matéria sobre a ponte são maravilhosas! Parabéns pelo trabalho!

Pedro disse...

Muito bom este Blog! As imagens raras e a matéria sobre a ponte são maravilhosas! Parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Nossa muito bom huma história muito emprecionate