Últimas Novidades

Raimundo Mauro Xavier de Oliveira

Raimundo Mauro Xavier de Oliveira, nasceu em Granja do dia 14 de novembro de 1921, filho de Joaquim Pereira de Oliveira Neto e de Maria Elisa Xavier de Oliveira.

Raimundo Mauro formou-se em economia no Rio de Janeiro pela então CEPAL - Comissão de Economia para a América Latina, na qual foi aluno do economista Celso Furtado, seu grande amigo por toda à vida.

Homem culto, estudioso. Lia e pesquisava sobra diversos assuntos. Poliglota, Raimundo Mauro falava vários idiomas, entre eles Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Latim.

Casou-se em janeiro de 1948 com a senhora Francisca Leilah Frota Oliveira, onde nasceram os seguintes filhos: Raimundo Mauro de Oliveira Filho (Maurinho), falecido em 1980; André Luis Frota de Oliveira, Manuel Vitorino Frota de Oliveira, Nathália Frota de Oliveira e Fernanda Frota de Oliveira.

Apaixonado pela sua terra natal, chegou a ser eleito prefeito de Granja em 1945.

Em 1956, Raimundo Ingressou no Banco do Nordeste onde assumiu a Diretoria Industrial de Investimentos – DERIN, permanecendo até sua aposentadoria.

Raimundo Mauro Xavier de Oliveira faleceu em Fortaleza no dia 16 de julho de 2005, sendo sepultado e Granja, como era seu desejo.

============================\\============================

Paço da Prefeitura Municipal de Granja/CE, aos 07 de novembro de 2016.
ROMEU ALDIGUERI DE ARRUDA COELHO
PREFEITO MUNICIPAL


MENSAGEM Nº 35 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2016.

Existem duas escolas em Granja que levam o nome do saudoso médico e Deputado Federal Delmiro de Oliveira, o Dr. Oliveirinha. Isso causa conflitos junto ao Ministério de Educação que solicitou a modificação. Sendo assim, resolvemos homenagear na escola de Timonha o nome de Raimundo Mauro Xavier Oliveira, homem muito culto e respeitado, ex-prefeito de granja, sobrinho do Dr. Oliveirinha. A escola da sede no bairro do oiteiro continua sendo Deputado Delmiro de Oliveira.


Por todo seu histórico e popularidade no meio social de Granja, nada mais justo em homenageá-lo, dando a Escola de Ensino Fundamental, situada no distrito de Timonha, o nome de Raimundo Mauro Xavier de Oliveira.
A justificativa pela mudança de nome da referida escola, se dá pelo fato de já existir outra escola municipal, situada na sede do município, com a mesma denominação do Deputado Delmiro de Oliveira, fato este, que está causando conflito de informações junto aos órgãos municipais e junto ao Ministério da Educação.
Assim, ante a premência de fazer denominar a Escola de Ensino Fundamental acima aludida, solicitamos que o presente projeto seja apreciado em Regime de Urgência e após os trâmites legais, seja posto à deliberação com a consequente aprovação em sua integralidade.



0 comentários: