Últimas Novidades

Histórico da Capela São Pedro


          O sonho dos moradores do Bairro São Pedro começou a ser realizado no dia 12 de fevereiro de 2010, quando foi formado um conselho para tratar da construção da capela de São Pedro, um antigo anseio da comunidade. O Conselho da comunidade foi escolhido em reunião com o então pároco da cidade, Padre Luciano Sotero Teles e membros da comunidade, tendo como coordenadores o casal Francisco Liduino Oliveira Cruz e Francisca Iva Marques Cruz. Formado o Conselho, escolheu-se a data do primeiro Tríduo de São Pedro na cidade de Granja, que se realizaria nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de junho de 2010, sendo o dia 25 para a abertura do tríduo e o dia 29 para a procissão de São Pedro. 
        
        Para a realização do tríduo, havia a necessidade de uma imagem de São Pedro. Iniciamos urna campanha para a compra da imagem onde cada morador da comunidade recebeu uma carta na qual era solicitado uma contribuição. Essa campanha teve início no dia 20 de abril e terminou no dia 29 de maio de 2010. A imagem de São Pedro foi comprada em Fortaleza pelo padre Luciano, no valor de R$435O0, sendo abençoada numa celebração em meio a comunidade, no dia 1 de junho de 2010. Com a compra da imagem foi possível a realização do Tríduo de São Pedro nas datas previstas. 

         As celebrações ocorreram na praça conhecida como praça do Dídiu, tendo como organizadores o casal Liduino e Iva, Maria Helena do Nascimento Rodrigues (a Nica) e Ribamar Pereira de Oliveira e a participação em peso de todos os moradores do bairro. As celebrações ficaram por conta do Padre Luciano e do Diácono Manoel Raimundo. No final do tríduo foi contabilizado uma arrecadação de R$1.550,O0, valor este que ficou aos cuidados da Paróquia São José até o começo da’ construção da capela. Em julho do corrente ano, houve a liberação do terreno para a construção da capela, pelo Padre Luciano, bem como, a apresentação da planta da capela desenhada pelo técnico em construção civil Alexandre Fontenele Batista.Com a liberação do terreno e a planta elaborada, teve início a limpeza do terreno e nivelamento através de máquinas pesadas cedidas pelo prefeito em exercício, Hélio Fontenele. No dia 18 de agosto houve o primeiro mutirão para a escavação dos alicerces da capela, sob a orientação do mestre de obras Raimundo José de Brito (Raimundo Brás). 

          Dentre os muitos voluntários se destacam os senhores: Aures Gomes Ferreira, Raimundo Tomaz Pessoa e Chico Bom. Concluída a escavação dos alicerces, foi celebrada a missa de solenidade da pedra fundamental da capela de São Pedro, pelo Padre Luciano, com a participação dos moradores da comunidade. Com os alicerces prontos e nivelados o que viria a seguir seria o levante das paredes. Mas tinha um porém: não tinha tijolos para tal feito. Então a coordenadora Francisca Iva Marques Cruz idealizou a campanha do tijolo que foi lançada em uma celebração Eucarística no dia 13 de outubro de 2010, cujo tema era “Seja um tijolo vivo na construção deste projeto de Deus.” Foi um grande sucesso pois logo na primeira semana foram arrecadados 8.635 tijolos.

        Em vista a construção da capela, o Bispo da Diocese de Tianguá, dom Francisco Javier Hernandez Arnedo, se comoveu com o empenho e determinação do povo da comunidade e resolveu contribuir com a doação de 7.000 tijolos, suficiente para a conclusão da capela.

         A construção atualmente está bem adiantada, faltando apena os anéis para a colocação das duas torres, a cobertura e os acabamentos. Não se pode deixar de acrescentar que o adiantamento da obra se deve ao desprendimento e capacidade de doação de voluntários e moradores da comunidade.

0 comentários: