Últimas Novidades

Padre Osvaldo Carneiro Chaves



Autor da letra do Hino Municipal da Granja.
 
Osvaldo Carneiro Chaves nasceu a 21 de outubro de 1923, no sítio Angelim, distrito de Sambaíba, município da Granja, Ceará. Filho primogênito de Manuel Chaves Fernandes e Maria Carneiro Chaves.
  Em junho de 1933, lê Coração, de Edmondo de Amicis, despertando-lhe o gosto pelas belas-letras. Aos 15 anos matricula-se no Ginásio Lívio Barreto, da Granja, cujo epônimo, poeta da terra, reforça-lhe o gosto pela poesia.
  Em 8 de fevereiro de 1940, ingressa no Seminário Menor de Sobral. Em 8 de dezembro de 1951, na Catedral de Sobral, é ordenado sacerdote por Dom José Tupinambá da Frota.
  Pe. Osvaldo Chaves exerceu funções de vigário auxiliar em Crateús, Acaraú e São Benedito, passando, em 1960, a residir definitivamente em Sobral. Como professor lecionou, nas cidades por onde passou diversas disciplinas, incluindo línguas estrangeiras e música. Em 1961, ingressa na Faculdade de Filosofia Dom José, como professor titular de Português e Literatura Luso-brasileira, onde permaneceu por 13 anos. Em 1981, completa 30 anos de serviço no magistério: aposenta-se.
  Em 1971, concluiu o curso de Licenciatura em Filosofia Pura, na Universidade Federal do Piauí. Leitor assíduo leu os poetas e prosadores clássicos em português, relendo-os depois no original. Em 1985, permite que publiquem um bem estruturado livro sob o título de Exíguas, lançado em 1986.
  No dia 3 de agosto de 2007, a prefeitura de Sobral realizou uma grande festa para homenagear o mestre-poeta, quando foi relançado o livro Exíguas acrescido de novos poemas e também inaugurada a Escola de Ensino Fundamental Padre Osvaldo Carneiro Chaves, no bairro Dom Expedito, onde o Padre morou e exerceu atividades pastorais.

Fonte: Everton Oliveira

0 comentários: