Últimas Novidades

A Freguesia da Granja



LARGO DA MATRIZ


A Freguesia de Granja, primitivamente denominada Curato da Ribeira do Coreaú, foi desmembrada do Curato do Acaraú e criada Freguesia por provisão do Bispo de Olinda D. Francisco Xavier Aranha de 30 de agosto de 1757, cuja sede ficou sendo a vila de Macaboqueira, que com o decreto tomou o nome de Granja.

Não havendo Matriz na referida Vila, ficou interinamente a capela de Santo Antonio do Olho D’água, hoje é chamado de Araquém, distrito de Coreaú, servindo de Matriz, enquanto se edificava a Igreja Matriz no sítio Macaboqueira, atual cidade de Granja.

No dia 8 de setembro de 1759, inaugurou-se a pequena Matriz e no dia seguinte foi criada e instalada a Confraria ou Irmandade do Santíssimo sacramento.

Descreveremos agora o ato e translado do termo que fizeram a 1ª eleição.

“Aos nove dias do mês de setembro de mil setecentos e cinqüenta e nove anos nesta Igreja Matriz do Senhor São José da Macaboqueira, é onde se fez a eleição do juiz que saiu por sorte o tenente João Pereira de Souza, do escrivão que também saiu por sorte João da Mota Pereira, como também tesoureiro e procurador que foram eleitos por votos, Domingos Machado Portela e o capitão Domingos da Costa Câmara, todos os irmãos por compromisso do Santíssimo Sacramento, nesta nova Freguesia e Ribeira do Coreaú, para que bem verdadeiramente cumpram com a obrigação que a cada um incumbe e assim se dar a devida honra e louvor ao mesmo Santíssimo; e para constar desta eleição mandou o Reverendo Cura Luiz Fernandes de Carvalho fazer este termo, que assinaram os irmãos que se presentes se achavam. Em estabelecimento do mesmo compromisso. Eu Domingos Machado Portela escrivão eleito por falta do próprio o escrevi. – Estava a rubrica do R. Cura, Vigário da Vara desta Freguesia, Luiz Fernandes de Carvalho, do R. Pascoal de Arruda Baracho, João Rodrigues Magalhães, Manoel Martins dos Santos, Domingos Luiz, Domingos Rodrigues da Câmara, Manoel Rodrigues Viana, Francisco D. da Silveira e de Simão Rodrigues Maia.”

Por: ALEXANDRE FONTENELE BATISTA
 

0 comentários: