Últimas Novidades

A Ponte Metálica na ótica de Antônio Bezerra



“Vi afinal a ponte, esse colosso da indústria moderna, incontestavelmente a mais linda, senão a mais gigantesca do Império Brasileiro. É trabalho americano, saído das oficinas de Phoenixville Brigde Works, perto da Filadélfia. O vão da ponte sobre o rio Camocim é de 112m, formado por dois vãos de 56m cada um, tendo no meio um pilar de dois metros de grossura. 

Os encontros das margens são construídos de cantaria com argamassa de cimento, e ambos montam sobre a rocha. O pilar no centro com 6,70m de altura até as primeiras peças de ferro, além da sapata de 0,50m, acha-se colocada no lugar da antiga “Pedra do meio”, a qual foi arrasada por não oferecer base suficiente. Esse pilar é construído de pedras de grande volume, tendo algumas mais de dois metros cúbicos. Seu volume total é de 150m e pesa 405 toneladas. 

Custou nos EUA 46 contos de Réis. Tem ela de comprimento 56,46m entre os pinos extremos, e acha-se fixa sobre o pilar do centro. É na verdade aquele viaduto justo motivo de entusiasmo para os filhos de Granja, e por isso ao visitante que aqui desembarca, logo depois de qualquer apresentação perguntam com certa ufania: Já viu a ponte?."

Fonte: André Frota de Oliveira. Livro a Estrada de Ferro de Sobral, 1994, pag. 64 e 67.

0 comentários: