Últimas Novidades

Histórico do extinto Grupo Escolar Paulo Sarasate.



O Grupo Escolar Paulo Sarasate do município de Granja, foi criado por ato do prefeito municipal Antônio Gouveia Filho em 1º de março de 1962. A sua denominação em homenagem ao Deputado Federal Paulo Sarasate, ocorreu o reconhecimento da Câmara Municipal pelo trabalho que esse representante do povo cearense desempenhou junto ao MEC, conseguindo os recursos necessários para sua construção e aquisição de equipamentos para o funcionamento do Grupo. O valor de sua construção foi de Cr$ 1.880,00 (Hum mil e oitocentos e oitenta cruzeiros), sendo a área do terreno 1.741 m2 e a área construída de 523 m2.

Em 9 de março de 1962 foi iniciada o 1º ano letivo neste Estabelecimento de Ensino com as professoras pioneiras: Ineizila Angelim Dias, Benedita Guilherme Pereira, Maria da Conceição Gouveia da Paz e Rosa Angélica Saldanha Magalhães, lecionando em um só turno, em 1964 tendo em vista a necessidade da criação de mais um turno para atender a demanda da matricula e tendo em vista as dificuldades financeiras do município, foi encampado pela Secretaria de Educação do Estado. Logo após foi designada como diretora a professora Ineizila Angelim Dias e para vice a professora Benedita Guilherme Pereira. 
No decorrer dos anos integra o corpo docente, as professoras: Enize de Araújo Ferreira, Maria do Livramento Moreira Batista, Maria do Socorro do Nascimento, Vanda Ribeiro da Costa, Terezinha da Silva Brandão, Maria Halleny Ferreira, Maria Coutinho de Carvalho, Maria da Conceição Coutinho Torres, Valderico Pereira Saldanha, Valderene Pereira Saldanha, Joanete Vasconcelos Sousa, Maria Cecília Bruno Alves Sá, Teresinha de Jesus Magalhães Angelim, Vanda Jesus Angelim, Ana Vieira Angelim, Maria do Livramento Araújo, Heronize de Araújo Ferreira, Maria do Socorro Vieira Angelim, Maria Isabel Alves dos Santos, Benedita Pereira Silva, Maria do Livramento Teixeira de Oliveira, Maria do Livramento Coelho Beviláqua, Diana Rocha Nóbrega, Norma Maria Rocha Nóbrega, Maria Elisabete Araújo Costa, Ivonete Carneiro Chaves.

O Decreto nº 11.493 de 17/10/1975, publicado no Diário Oficial do Estado de 30/10/1975 ratifica a criação do Grupo Escolar de 1º Grau Paulo Sarasate, sendo nesta época Governador o Coronel Adauto Bezerra e Secretário de Educação o Coronel Murilo Serpa.

No ano de 1985, a direção da Escola conseguiu a autorização do Secretário do Estado Dr. Ubiratan Diniz de Aguiar para funcionar nas séries terminais do curso de 1º grau no turno da noite, sendo aprovado pelo Conselho de Educação através do Parecer nº 1.114/86 de 26/11/1986. Vale salientar que o crescimento da Escola foi possível graças ao apoio das administrações municipais de Dr. José Garcez Rocha (1982) e Eliezer Oliveira de Arruda Coelho (1984), proporcionando melhores condições de instalações físicas.

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS.

A Escola se propõe dar oportunidade de educação para todos sem distinção e ajudar cada individuo desenvolver seus talentos e interesses de acordo com suas capacidades, dividindo responsabilidades com a família, a igreja e outras instituições existentes na comunidade para alcançar um programa educacional mais completo e real.

A Escola tem como objetivo desenvolver o educando dentro dos aspectos: físicos, intelectual, afetivo e social.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA.

Diretora: Ineizila Angelim Dias – Registro nº 1587.
Vice-diretoras: Benedita Guilherme Pereira – Parecer nº 62/80.
                          Vera Maria Angelim Dias – Parecer nº 993/85.
Secretária: Dulce Maria Pereira – Registro nº 826.
Auxiliar de secretaria: Maria do Livramento B. Aguiar e
                                       Maria Alice de Oliveira.
Auxiliar Biblioteca: Margarida X. Barreto.
Datilógrafa: Ivone Maria da Silva.
Auxiliar Administrativa: Raimunda R. Saldanha.
Auxiliar de Serviços: Antônia H. de Carvalho Dias,
                                     Francisca Pereira Galvão,
Merendeira: Maria Silva Teixeira
Vigia: José Bernadete Pereira.

TURNO DA MANHÃ

Clarice Maria Maciel Pereira - 1ª A
Lídia Maria Angelim Dias Pereira - 1ª B
Maria de Fátima Araújo - 1ª C
Liduína Maria R. dos Santos - 1ª D
Maria do Socorro Mendes - 2ª A
Fernanda Ilka V. Angelim - Pré-Escolar

TURNO DA TARDE
Maria do Livramento Lopes - 2ª B
Maria do Livramento A. Lendengue -2ª C
Maria das Graças A. Barros - 3ª A
Maria Madalena L. Carvalho - 3ª B
Ângela Maria Dias Viana - 4ª
Marlene Dias Angelim da Paz - Pré-Escolar

TURNO DA NOITE

Lídia Maria Angelim D. Ferreira -  Português e Inglês
Maria do Socorro Mendes -  Matemática e Religião
Fernanda Ilka V. Angelim - Ed. Física, Geografia, História, Moral e Cívica.
Clarice Maias Maciel Pereira - T. Com., P. Integrado do Lar, Ciências.

0 comentários: